quinta-feira, 22 de maio de 2014

Mais uma na areia

Prova: Sesc Bertioga 10km Praia
Local: Praia da Enseada - Bertioga / SP
Inscrição: R$ 10,00 (gratuita para associados do Sesc e comerciários)
Data: 18/05/14
Distância: 9,95 k (7ª)
Geral: 22ª corrida - 2014: 7ª corrida 
Tempo: 48'21'' - Ritmo: 4:51 min/km
Classificação geral masculino: 31º (de 146) - Categoria (35-39): 7º (de 25)
Resultado oficial: http://cronotag.com.br/documents/GeralMasculino10KMPRAIA-SESC-Bertioga.html

Uma semana após me tornar um meio-maratonista, talvez eu devesse seguir minha rotina de treinos. Mas eu não consegui ficar de fora dessa prova, tanto pelo valor reduzido da inscrição quanto pelo local: eu já conhecia o Sesc Bertioga, e a curiosidade de participar de uma prova organizada por eles foi maior que o cansaço muscular ainda presente.

O domingo foi, como sempre, de acordar cedo. Mas, dessa vez, sem minha companheira das 21 corridas anteriores: minha esposa Kelly teve que fazer plantão na loja nesse dia e eu fui de carona com os amigos Osmar e Leonor, além do Nivaldo que conheci já na estação Tatuapé do Metrô enquanto esperávamos o casal chegar.

Talvez sentindo o efeito da idade mais avançada (no sábado 17 eu completei 38 anos, com direito a festa surpresa no Chopp Time Guarulhos onde canto todos os sábados), senti um enjôo sem motivo aparente na descida da Serra. Que, graças a Deus, passou assim que chegamos ao Sesc. Não posso dizer que isso me atrapalhou na prova, mas já foi um sinal de que esse não era um dia para recordes.

Leonor, Osmar e Nivaldo
Assim como na minha primeira corrida na areia, que também aconteceu na cidade de Bertioga porém na região da Riviera de São Lourenço (2ª Corrida SADEF), essa prova teve largada às 9h. Mas dessa vez não estávamos no calor infernal do último verão, e o sol não apareceu. E, como chegamos cedo, deu tempo suficiente para retirar o kit pré-prova (camiseta, sacola, número de peito e chip descartável), utilizar os banheiros do Sesc colocados à nossa disposição e bater um papo gostoso antes da largada.

E o fotógrafo da Rede Atleta nos clicou
na resenha antes da prova
E, após o animado (e demorado) aquecimento, ela foi dada. O percurso não tinha segredo: seguimos em direção ao Forte de São João (representado na camiseta e na medalha), à direita de quem olha para o mar. Mas o retorno no Forte ainda não era a metade da prova, que seria atingida dois quilômetros depois já no sentido Indaiá. O que deixava claro que o final da prova só aconteceria após passarmos pelo Sesc novamente e atingirmos um segundo retorno.

Um dos vários canais atravessados pelos corredores
A hidratação não foi ruim. Um posto logo no primeiro quilômetro, outro no retorno (onde havia também o primeiro tapete de controle) e aí sim um pequeno hiato para o terceiro posto, mas nada grave já que o calor não era forte. As dificuldades realmente foram duas: a areia, que por si só já é um terreno difícil, absorvendo e não devolvendo a energia da pisada, e os muitos canais com aquela água não muito agradável que alguns corredores insistem em pular, mas que antes da metade da prova já percebem que não adianta, o jeito mesmo é pisar e mandar ver.

Após a largada na areia fofa em frente ao Sesc, procurei me aproximar da água onde a areia era mais firme, mas como aquele espaço estava reservado ao sentido oposto só na volta deu pra fazer uso dele. E aí o cansaço já era aparente. Eu sentia uma dificuldade enorme em manter um pace abaixo de 4:50/Km (o recorde pessoal de 47:30 com pace de 4:45/km da Corrida do Descobrimento já era) e até que me segurei firme até a placa de 8k quando passamos novamente em frente ao Sesc. Aí, "tirei o pé". Pra ser mais honesto, o cansaço me obrigou a tirar.

O negócio é se segurar pra não terminar ali dentro
Não estava fácil pra ninguém. O Nivaldo, que corre muito bem e pretendia chegar na casa dos 45 minutos, já havia aberto boa vantagem, mas disse que depois eu passei por ele tão concentrado que nem o vi. Realmente fiquei surpreso quando ele disse que chegou pouco depois de mim. A verdade é que nem ele nem eu admitíamos que a areia pudesse fazer tanta diferença. Afinal, não era uma corrida plana? E mesmo minha experiência anterior na areia não havia sido tão problemática, já que aquela prova teve 5k e pelo menos 1,5k foram no asfalto.

Novo tapete de controle no Km 8,5 e a reta final da prova. Ouvi um "Aee cantor", era o Belchior, amigo até então virtual que encontrei no final da prova para se tornar real. Entrei nas grades para os últimos 100 metros bem animados, com grande participação do público incentivando e aplaudindo. Muito legal. Provavelmente usuários do Sesc hospedados ali.

Forte São João representado na medalha
O kit pós-prova teve barrinha de cereal e um Gatorade muito bem vindo, além da bonita medalha com o Forte em relevo. Fiquei feliz com meu resultado, não o meu melhor resultado em provas de 10k porém acredito que a comparação aqui deva ser feita com outras provas na areia, e não com provas no asfalto. E, convenhamos, mesmo se fosse no asfalto foi um bom resultado para o meu nível atual, não dá pra ficar triste.

Divulgação por tempo bruto. No site está o tempo líquido.
Como larguei no gargarejo, os tempos são bem próximos.
Se você tem oportunidade de treinar na areia, faça. É provável que você sinta mais facilidade quando correr no asfalto. Porém o desgaste muscular é maior, é preciso tomar cuidado com o volume desses treinos. Em contrapartida, suas articulações agradecem.
Foi assim que me senti um dia após a prova. Musculatura cansada e até doendo, mas joelhos intactos. E que venha a próxima! De preferência, com toda a organização e cuidado que o Sesc Bertioga teve com essa corrida. Parabéns ao Sesc.

Obs.: Se considerados os resultados das categorias "Comerciários" e "Funcionários", minha posição na categoria 35-39 anos cai de 7º (de 25) para 20º (de 75). Na categoria geral tive preguiça de contar :P mas o total de inscritos em todas as categorias masculinas foi 431.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. :)
    Obrigado pela dica, amor. Também achei que o visual mais clean ficou bem melhor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog, tah super bem organizado.
    Muito legal sua iniciativa de relatar todo o acontecimento de uma Prova .

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fala Belchior, muito legal receber sua visita aqui no blog, obrigado!

    Realmente a intenção inicial do blog era guardar uma memória das provas das quais participei. Mas também procuro auxiliar quem queira fazer uma busca sobre as provas, deixando alguma dica, elogio ou até crítica sobre as falhas das organizadoras. Afinal tem datas que acontecem várias provas no mesmo dia e o corredor pode se guiar por isso para decidir qual correr.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. É óbvio Luiz, que o tempo de uma prova com percurso totalmente na areia não pode ser comparado com o do asfalto. O piso fofo ou meio fofo, castiga a musculatura das pernas exigindo mais energia para que se alcance a mesma velocidade do piso duro.
    O seu tempo, nessas condições, foi excelente e, como foram seus primeiros 10K totalmente na areia... É record mundial pessoal meu querido.
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  5. Wanderson, você tem razão. Pior que é óbvio mesmo, mas eu demorei pra aceitar isso, teimoso que sou.
    E por isso deixei de me atentar pra esse fato... realmente, é recorde mundial pessoal! rsrsrs primeira prova de 10k na areia, e fiquei bem próximo do meu tempo no asfalto.
    É isso aí, correndo e aprendendo rsrsrs e quando tiver outra na areia, tentar bater esse recorde agora rsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.